Quando um gestor tem de tomar uma decisão, analisa toda a informação disponível, elabora possíveis cenários, de forma a ter a certeza de que a decisão tomada é a mais acertada.
No entanto muitas estatísticas só analisam eventos previsíveis, como vendas esperadas ou perspectivas da procura. Não dizem nada sobre o nível de incerteza que o gestor enfrenta.
Sim, é possível visualizar grandes volumes de dados de negócio e retirar informação útil para que os gestores possam basear as suas decisões de negócio em informações recolhidas a partir precisamente desses dados.
E se conseguíssemos prever as tendências de consumo dos seus clientes com uma antecedência tal que permita melhorar toda a sua cadeia de abastecimento, maximizando por si só todos os aspectos do seu negócio, reduzir níveis de stock eliminando o stock desnecessário, entre outros.
Vamos além da tradicional abordagem analítica e conseguirmos analisar e executar vários cenários de preços em milhões ou milhares de milhões de produtos em várias dimensões para apoiar “markdowns”, promoções e estratégias de preços regulares.
Não podemos ter nenhuma dúvida que o mercado está em constante movimento e os consumidores estão cada vez mais exigentes. Urge por isso a adopção de ferramentas e soluções com capacidades analíticas avançadas que permitam responder às exigências do mercado. E como? Ao conhecer bem o perfil do seu cliente vai poder direccionar a sua oferta e agir de forma cirúrgica, indo precisamente ao encontro do que ele procura.
Lembre-se que não basta uma equipa com aprofundado ‘know-how’, preços competitivos, bons produtos ou sistemas informáticos eficientes, há que adoptar as soluções certas que permitam uma eficaz e produtiva análise de dados que, por sua vez, nos possibilite traçar o perfil dos nossos clientes e os atributos relevantes que realmente interferem no momento da compra.